top of page
  • Foto do escritordiogossimao

ADOÇANTES PERMITIDOS NA LOW CARB


Para quem está acostumado a comer açúcar, essa transição pode ser bem sofrida, e portanto, é importante saber fazer as melhores escolhas de adoçantes para substituir o açúcar‼️

.

🔹ERITRITOL

Encabeçando a lista de adoçantes, o Eritritol é um composto na categoria dos álcoois de açúcar, ou polióis, feito a partir do milho usando enzimas e fermentação.

👉🏻 O Eritritol tem aproximadamente 70% do poder adoçante do açúcar, mas tem virtualmente zero calorias e não afeta a glicemia.

.

🔹XILITOL

Assim como o Eritritol, o Xilitol também é um açúcar de álcool, usado há décadas em chicletes e balas diet e nos últimos anos passou a ser vendido como o Eritritol, para uso culinário direto.

👉🏻Pode ser substituído pelo açúcar na mesma quantidade, mas tem mais calorias do que o Eritritol (2,4 calorias para cada grama, pouco mais da metade do açúcar de mesa).

.

🔹STÉVIA

Tem o poder adoçante 200 a 400 vezes maior do que o do açúcar e de todos os adoçantes.

👉🏻Se você pensa em aderir a stévia por ela ser uma substância natural, leia com atenção os rótulos das marcas à venda no mercado, algumas são stévia pura mas outras são misturas com outros adoçantes. Inclusive normalmente essas misturas são feitas justamente para disfarçar o retrogosto da stévia.

.

⚠️Há também a opção do Monk fruit (importado)

O adoçante de Monk fruit (ou fruta do monge) é natural e é 100-250 vezes mais doce do que o açúcar, mas não contém calorias, carboidratos e tem baixo índice glicêmico.

👉🏻Encontrado importado, e normalmente com custo mais alto em lojinhas de naturais – aqui também é preciso ficar de olho no rótulo porque pode ser misturado com açúcar.


bottom of page