• faleconosco788

Balanço Calórico


Balanço Calórico é o equilíbrio entre a quantidade de calorias ingeridas (através de alimentos) e a quantidade de calorias gastas.

.

Superávit calórico: é quando ingerimos mais do que gastamos de energia, assim "engordando".

Quando somado a treinos de força, o ganho de peso pode ocorrer pelo aumento de músculos.

.

Déficit calórico: é quando ingerimos menos do que gastamos, assim perdendo peso.

.

Quando o consumo calórico é equivalente ao gasto energético, o peso corporal será mantido. Caso você consuma mais calorias do que gasta, o excedente energético será estocado na forma de gordura e ocorrerá o ganho de peso

.

Ao ingerir menos calorias do que gasta, o organismo utiliza energia dos seus estoques energéticos (gordura) e você emagrece. É importante entender que, diariamente, nosso corpo gasta energia para processos vitais (respiração, batimentos cardíacos, secreção de enzimas, funcionalidade dos órgãos).

.

Este consumo recebe o nome de gasto calórico em repouso (ou metabolismo basal). Logo, podemos concluir que esse é o nosso gasto de energia no momento em que estamos dormindo ou descansando no sofá, sem realizar qualquer atividade física.

.

Porém, ao realizar exercícios de força frequentes, o metabolismo basal aumenta, gastando mais energia em repouso. Ao somarmos o gasto em repouso com as energias gastas para as atividades diárias (trabalhar, lavar a louça, carregar o bebê no colo, treinar etc.), temos o gasto energético diário total.

.

#calorias #superavitcalorico #deficitcalorico #treinodeforca #consumocalorico #emagrecimento #perdadepeso #queimadegordura #lowcarb #alimentacaosaudavel #gorduracorporal #sp #nutrologia #drdiogosimao