• faleconosco788

Carboidratos de alto índice glicêmico.


O índice glicêmico é a taxa relacionada à velocidade que um alimento com carboidrato tem de aumentar a glicemia, ou seja, de aumentar a quantidade de açúcar no sangue.

.

Os carboidratos simples são de absorção rápida, ou seja, possuem um índice glicêmico alto. Logo, são mais prejudiciais à saúde, já que obrigam a uma maior liberação de insulina pelo pâncreas, numa tentativa de o organismo equilibrar os níveis de açúcar.

.

A insulina é um hormônio que tem o poder de transportar o açúcar para dentro das células dos músculos onde, no fígado, se deposita sob a forma de glicogênio.

Entretanto, esses depósitos têm uma capacidade limitada, o que faz com que todo o excesso de glicose no sangue seja convertido em ácidos gordurosos e triglicéridos, que serão armazenados pelo organismo sob a forma de gordura.

.

Caso continue a ingerir alimentos de alto índice glicêmico, o seu organismo começará a adquirir resistência à insulina, uma vez que o corpo começa a produzir uma quantidade maior de insulina. A acumulação de gorduras torna-se cada vez maior e mais difícil de combater.

.

Baixo IG: quando o índice glicêmico é menor ou igual a 55;

.

Médio IG: quando o índice glicêmico está entre 56 a 69;

.

Alto IG: quando o índice glicêmico é maior ou igual a 70.

.

#ig #indiceglicemico #insulina #gorduracorporal #glicose #emagrecimento #perdadepeso #dieta #lowcarb #nutrologia #sp #DrDiogoSimao