• faleconosco788

Colesterol só faz mal a saúde?


O colesterol é frequentemente referido como sendo uma gordura. Esse costuma ser o primeiro erro das pessoas em relação ao tema. O colesterol tem uma película de um composto chamado lipoproteína, que funciona como uma espécie de revestimento, tornando-o solúvel em água e pode ser transportado pelo sangue.

.

Lipoproteínas são descritas em termos de sua densidade. De um modo geral, lipoproteína de alta densidade (HDL) transporta o colesterol das células para o fígado, já a lipoproteína de baixa densidade (LDL) leva o colesterol para as células. Daí vem a distinção entre os dois tipos de colesterol.

.

Nos referimos como o HDL ao bom colesterol e LDL ao mau colesterol. Entretanto, tanto o HDL e LDL desempenham papel importante na bioquímica do corpo. E acreditem, trazem benefícios ao organismo.

.

Pesquisas recentes apontam que o colesterol é essencial para a formação de hormônios esteróides e funcionamento correto dos neurônios, por exemplo. Entre outros benefícios, o corpo usa o colesterol para produzir hormônio que ajudam a combater o estresse e protegê-lo contra doença cardíaca e câncer.

Ou seja, totalmente ao contrário da crença popular.

.

Ilustrei este post com a imagem do ovo , pois sua fama ainda é de vilão, justamente por conter colesterol.

A lista de qualidades do ovo é longa e quase todos os nutrientes estão concentrados na gema, justamente a parte mais temida porque é onde também está a gordura "nociva”. Na gema encontra-se 40% das proteínas, antioxidantes e a maioria das vitaminas e mineirais do alimento. A gema é fonte de ferro, por exemplo, que é fundamental para evitar a anemia. Também tem altas doses de uma substância chamada colina, que vem sendo apontada pelos pesquisadores como um nutriente importantíssimo para o desenvolvimento fetal, além de proteger o cérebro e a memória. Um ovo supre 22,7% de sua necessidade diária de colina.

.

Além disso, pesquisas já associaram o ovo à prevenção de doenças ligadas ao sistema nervoso, cardiovasculares e ossos. Portanto, para quem não é alérgico, o ovo deve ser consumido sem medo.

.

#colesterol #hdl #ldl #saude #beneficiosdoovo #colina #lipoproteina #nutrologia