diogossimao
COMO ESCOLHER VINHO NA LOW CARB?

O vinho (e as bebidas alcoólicas em geral) não costumam ser vistos como "aliados" de quem faz dieta para emagrecer. E com razão, afinal de contas, essas bebidas são calóricas.
O segredo para tomar vinhos deliciosos e não engordar está no açúcar residual: sempre busque vinhos com baixo açúcar residual, assim você garante que não estará dando picos bruscos nos seus níveis de insulina – e, dependendo da quantidade, pode nem mesmo sair da cetose (se esse for seu objetivo). Para se ter uma ideia em termos práticos, o açúcar residual, que pode ser medido na quantidade em gramas de açúcar por litro de vinho (g/L), não costuma ficar abaixo de 1g, mesmo entre os vinhos mais secos de todos.
Por contraste, qualquer vinho fino (aquele que costumamos tomar no dia a dia) com açúcar residual acima de 25g/L pode ser considerado doce, ainda que alguns vinhos contenham níveis bem mais elevados de açúcar residual.
Em termos de números, a recomendação é clara: busque vinhos com açúcar residual de até 14g/L.
Lembre-se também que não é só o açúcar que confere calorias ao vinho. Cada grama de álcool equivale à 7 kcal. Um vinho tinto tem em média 11 a 14% de álcool, o que equivale a 80 a 100 kcal por 100 ml de vinho.
A minha recomendação é não abusar, 1 a 2 taças 🍷 acho suficiente para quem quer apenas apreciar o vinho, porém manter sua meta de emagrecimento, principalmente se quiser se manter em cetose.
Quer aprender mais sobre dieta low carb? Baixe o infográfico gratuito no link: https://www.drdiogosimao.com/infograficos ou na biografia do meu instagram.