top of page
  • Foto do escritorfaleconosco788

Como funciona a obesidade.


Cada vez que consumimos alimentos ricos em açúcar, substâncias do prazer são liberadas, como a dopamina e serotonina. Assim, o cérebro "pede" por esses alimentos, levando a um ciclo de dependência. Ciclo vicioso da glicose.

✅ Mantenha uma alimentação equilibrada diariamente, opte por alimentos saudáveis e nutritivos e controle as porções de cada refeição!

.

👉🏻 O fígado armazena a glicose sob a forma de glicogênio, que é distribuído ao organismo conforme necessário. Porém, o que não é utilizado é transformado em gordura. Além de favorecer o ganho de peso, essa mudança contribui para o alto nível de gorduras e triglicerídeos no sangue e o surgimento de hipertensão.

.

👉🏻 Com as altas doses de glicose no sangue, o pâncreas trabalha para equilibrar esses níveis liberando insulina. Assim, quanto maior quantidade de açúcar, maior também a quantidade de insulina na corrente sanguínea, outro fator que desencadeia o aumento de peso.

.

👉🏻O intestino também adoece. As bactérias presentes em nosso sistema digestivo sofrem um impacto quando ingerimos alimentos ricos em gordura, por exemplo. Um estudo da Universidade de Chicago indicou que a proporção entre bactérias benéficas e microrganismos prejudiciais pode ser alterada pela má alimentação.

Se essa maneira de se alimentar for mantida por um certo tempo, podem ocorrer distúrbios a longo prazo, como uma inflamação intestinal.


bottom of page