top of page
  • Foto do escritorDr. Diogo Simão

Conheça os tipos e benefícios do jejum intermitente


O café da manhã não é a refeição mais importante do dia. Achou polêmico?

A verdade é que realmente não "precisamos" do café da manhã. Assim como não precisamos de nenhuma refeição específica – conforme provam os estudos e a história. Comer frequentemente diminui a sensibilidade à insulina. Seu corpo pede cada vez mais alimentos ricos em carboidratos refinados e sua glicemia se eleva.

O Jejum intermitente visa intercalar períodos de jejum com períodos de alimentação. O objetivo é fazer com que o corpo utilize os estoques de gordura e com isso haja uma perda de massa gorda. Mas vai muito além disso, como explico mais abaixo.

Normalmente são indicadas entre 12 a 24 horas de jejum, alguns casos podem ser estendidos para 36 horas. Pode ser feito diariamente ou somente em alguns dias da semana. Os períodos em que a alimentação é permitida são chamados de janelas de alimentação. Fora deles, a pessoa deve ingerir líquidos que não possuam calorias, como água (com ou sem gás), chás e café sem açúcar.

A restrição alimentar temporária possui benefícios maravilhosos para a forma que o seu cérebro funciona, como seus hormônios se equilibram e sua capacidade de usar reservas de gordura como fonte de energia. Além disso, com níveis mais baixos de insulina no corpo, seus rins se livram do excesso de água que estava armazenada por conta do açúcar que estava sendo consumido.

Outros benefícios que o Jejum Intermitente oferece:

- Promoção da autofagia celular;

- Aumento da secreção de HGH (hormônio de crescimento humano);

- Prevenção de doenças neurodegenerativas;

- Prevenção de doenças cardíacas;

- Aumento da sensibilidade à insulina;

- Auxílio no emagrecimento;

- Aumento da praticidade e economia;

- Combate ao estresse oxidativo e à inflamação;

- Aumento da expectativa de vida;

- Possível prevenção do câncer.


#jejumintermitente #jejum #insulina#saciedade #perdadepeso#emagrecimento #autofagia#beneficiosdojejum #lowcarb #dieta#reeducacaoalimentar #boaforma#corpoemforma #nutrologia#nutrologo #drdiogosimao

bottom of page