top of page
  • Foto do escritordiogossimao

CREATINA ALÉM DOS BENEFÍCIOS ESPORTIVOS


Esse aminoácido é produzido pelo próprio organismo do ser humano a partir de um composto de aminoácidos presentes nas fibras musculares, cerca de 95% é estocado na forma de fosfocreatina, os demais 5% são estocados no cérebro e outros órgãos.

.

Embora possamos obter Creatina por meio do consumo de carnes vermelhas e peixes, suplementos de creatina são utilizados por atletas que praticam exercícios de alta intensidade e curta duração. Os benefícios consistem na maior disponibilidade energética do corpo para os exercícios e aumento na massa muscular ganha. Mas alguns estudos mostraram que a Creatina pode trazer outras vantagens à saúde, inclusive para quem não é atleta profissional.

.

Para o cérebro, a Creatina tem propriedade neuroprotetora contra lesões cerebrais, além de melhorar o desempenho em testes de memória. Já com relação ao sistema cardiovascular, foi observado baixos níveis de homocisteína (um produto metabólico associado ao maior risco de doenças cardíacas e derrame) quando a suplementação de creatina foi utilizada. Vale ressaltar que o uso de suplementos alimentares só deve ser feito com prescrição e orientação de um profissional.

.

bottom of page