top of page
  • Foto do escritorDr. Diogo Simão

Dicas para acelerar o metabolismo e emagrecer


Há formas de agilizar e amenizar a quantidade de energia que o seu corpo consome. Para estimular o metabolismo e diminuir o excesso de peso, é importante seguir as seguintes orientações : ✔ Mais exercícios físicos: a velocidade com que as calorias são gastas é determinada geneticamente, mas é possível aumentá-la trocando a gordura por massa muscular. Quanto mais músculos, mais rápido e maior é o gasto calórico.

✔ Consuma mais proteínas: elas ajudam a formar músculos, que consomem calorias mais rapidamente. Além disso, diminuem a velocidade de digestão dos carboidratos. ✔ Tenha um sono de qualidade: diversos estudos mostram que o ganho de peso está relacionado à privação de sono. Para acelerar o metabolismo, vale seguir a recomendação de se dormir de sete a oito horas por noite.   ✔ Menos estresse: ele também pode desacelerar o seu metabolismo. O hormônio do estresse, o cortisol, é o culpado: quando os níveis estão muito altos, ele inibe a habilidade do corpo de queimar gordura.

✔ Use alimentos termogênicos:  eles ajudam a "aquecer" os pratos, acelerando o metabolismo.

✔ Menos açúcar e carbos processados: todo o açúcar presente no carboidrato processado traz ao corpo calorias extras e muita gordura. Mantenha o seu metabolismo em movimento comendo pratos saudáveis e lanches que incluem proteína.   Tenha em mente que fazer pequenas mudanças de estilo de vida e incorporar essas dicas de como acelerar o metabolismo em sua rotina pode realmente contribuir para uma taxa metabólica mais alta.



bottom of page