diogossimao
Disfunções da Tireóide

Conforme você deve saber, a tireóide está localizada na garganta, logo abaixo do pomo de adão, e conta com o formato de uma borboleta.
Trata-se da glândula responsável por regular o funcionamento de coração, rins, cérebro e outros órgãos importantes graças à liberação dos hormônios T3 e T4.
Quando a tireóide fica desregulada, pode liberar hormônios em quantidade excessiva ou insuficiente. No primeiro caso, chamamos de hipertireoidismo. No segundo, chamamos de hipotireoidismo.
Em ambas as situações, a glândula aumenta de tamanho, ocasionando naquilo que chamamos de bócio.
Em um adulto, a tireoide não passa de 25 gramas. É uma glândula pequena, mas de extrema importância para o organismo. Além de regular as funções de diversos órgãos, ainda conta com influências nas seguintes frentes:
Memória;
Ciclos menstruais;
Desenvolvimento de crianças e adolescentes;
Peso;
Memória;
Concentração;
Humor.
Como manter a tireoide saudável
A tireoide tem um grande papel na regulação do organismo como um todo. Portanto, é importante saber o que comer ou deixar longe do prato para mantê-la saudável.
Para uma tireóide saudável, você deve comer:
Iodo: peixes de água salgada, frutos do mar e algas marinhas.
Zinco: ostras, carne, amêndoas e amendoim;
Selênio: castanha-do-pará, ovo;
ômega-3: semente de linhaça, abacate, sardinha, atum e salmão.
Todos os nutrientes acima auxiliam a formar os hormônios necessários ao equilíbrio da tireóide.
#tireoide #hipertireoidismo #hipotireoidismo #emagrecimento #obesidade #saude #habitossaudaveis #sp #nutrologia #medicinaesportiva #drdiogosimao #espacovolpi