O que melhora quando perdemos gordura

No processo de emagrecimento e perda de gordura, apesar de a mudança mais nítida ser a diminuição de medidas, as mais importantes são invisíveis⁣

Há reduções dos riscos de:⁣

Pressão alta: Promove uma diminuição na pressão arterial, causadora de diversas doenças, como derrame e infarto;⁣

Esteatose hepática: Ocorre a redução da gordura do fígado e também a fibrose do órgão, que pode provocar cirrose;⁣

Enxaqueca: Os benefícios estão atrelados ao consumo de peixes (como salmão, atum, sardinha), leite, banana e queijo, ricos em triptofano, que aumenta a produção de serotonina, hormônio que dá uma sensação de bem-estar. A dieta aliada à prática de atividades físicas reduz as crises em até 57%⁣

AVC: comum em obesos, a síndrome metabólica provoca um maior acúmulo de gordura nas artérias, o que dificulta a circulação e eleva a incidência de doença vascular cerebral. Assim, a perda de peso diminui os riscos de AVC;⁣

Alzheimer: portadores de obesidade, diabetes e quem tem resistência à insulina tendem a apresentar maior deposição da substância β – amilóide e de alteração da proteína TAU, que podem facilitar a manifestação da doença;⁣

Diabetes: para quem já é diabético, há uma melhora importante quando se perde peso. Em muitos casos, leva à diminuição do uso da medicação. Para quem não é, o risco de desenvolver a doença reduz em até 83%;⁣

Coração: uma perda de peso de 5% proporciona melhora na função metabólica em múltiplos sistemas orgânicos e pode diminuir outros fatores de risco para doenças cardiovasculares, incluindo a concentração de triglicerídeos;⁣

Depressão: quem emagrece e faz uma dieta low carb tem quatro vezes menos chance de desenvolver depressão. A alimentação influencia o equilíbrio do bem-estar físico e mental.⁣