top of page
  • Foto do escritorfaleconosco788

Sinais de deficiência de Vitamina D


Você sabia que a falta de vitamina D pode engordar?

Como já falei no post anterior, a vitamina D é fundamental para a saúde dos ossos, e não é só isso. A vitamina D também influencia consideravelmente no sistema imunológico, no combate à doenças e, no controle do peso. Neste último caso alguns estudos apontam que níveis mais altos de vitamina D foram associados a um menor ganho de peso. Dessa forma, sugere-se que a falta da vitamina D possa realmente interferir no acúmulo de gordura em determinadas situações.

.

Há pesquisas científicas que mostram que obesos, geralmente, têm concentração reduzida de vitamina D. A insuficiência da vitamina não seria apenas consequência de menos exposição solar em obesos, mas também um dos fatores que justamente desencadearia o acúmulo de gordura corporal.

.

Alguns sinais de deficiência da Vitamina D são a fragilidade óssea, fraturas recorrentes, queda dos níveis de cálcio, cansaço excessivo, dores musculares, perda de força nos músculos, demora na cicatrização e queda de cabelo.

.

A falta de vitamina D também aumenta as chances de desenvolver doenças graves como raquitismo e osteoporose, mas também pode aumentar o risco de desenvolver outras doenças como:

Diabetes;

Obesidade;

Hipertensão arterial;

Artrite reumatóide;

Esclerose múltipla;

Depressão;

Doenças autoimunes;

Problemas intestinais, entre outros.

Além da exposição solar, a vitamina D pode ser encontrada em peixes, ovos, queijo, iogurte, fígado de boi e cogumelos.

Em alguns casos, é necessário a suplementação. Consulte seu médico.

.

bottom of page