top of page
  • Foto do escritorDr. Diogo Simão

Tapioca é saudável?


Tapioca. Bola da vez em dietas, regimes e demais restrições alimentares, ela se coloca, dentro dos principais exemplos da gastronomia fit, sempre como sinônimo de saúde, funcionalidade e boa qualidade alimentar, certo? 

❌ ERRADO! 

❌ Tapioca é uma caloria vazia! A sua fama de saudável se deu por somente não conter glúten. Já venho falando sobre isso há algum tempo por aqui, mas ainda há muitas dúvidas!

👉🏻 A tapioca é feita da fécula da mandioca, que é basicamente composta por amido, um carboidrato. Além disso, a tapioca tem alto índice glicêmico! Isso eleva os níveis de glicose no sangue, podendo afetar a resposta da insulina. 

Ao compararmos o pão integral, por exemplo, e a tapioca, sem dúvidas deve-se optar pelo pão 100% integral. Um pão integral é mais nutritivo que a tapioca, seu índice glicêmico também é menor, possui fibras e proteínas e contém menos carboidrato por porção.

👉🏻 Portanto, se o seu objetivo é redução de gordura corporal, a tapioca não é recomendada ou uma aliada. Tapioca somente é indicada para celíacos, e com moderação!

✅ Mas, de vez em quando, se você quiser preparar a sua tapioca, por questão de gosto mesmo, acrescente ovos - a chamada crepioca, criando um um balanço nutricional entre carboidratos, proteínas e gorduras. Ou opte por algo mais saudável, como uma panqueca feita com aveia, banana e ovos.

bottom of page