diogossimao
3 Mitos do Jejum

Diminui a massa muscular - Mito.
Se nosso corpo não tivesse a habilidade de conservar a massa muscular — e em vez disso passasse a queimá-la como energia — quanto mais tempo passasse, mais músculos seriam queimados.
Saiba que o corpo realmente só quebra músculos de maneira significativa quando realmente não vê alternativa — o que só acontece se seu percentual de gordura corporal for muito baixo, e você estiver há um bom tempo sem se alimentar (dias).
Aumenta a fome - Mito.
O jejum intermitente tem relação com a redução da fome.
Não há evidência que confirma que comer mais reduz a fome para todas as pessoas. Vai depender do histórico de saúde de cada indivíduo e dos alimentos. Em contrapartida, o jejum intermitente tem relação com a redução da fome.
Causa hipoglicemia - Mito.
Fazer jejum intermitente não causa hipoglicemia. O controle glicêmico tende a ficar ainda mais robusto ao aliar o jejum com a dieta low carb.
Evolutivamente falando, nossos ancestrais ficavam longos períodos em jejum devido à escassez de alimentos.
E não é só a evolução que nos prova isso: diversos estudos também sustentam esse ponto de que a glicemia é mantida praticamente constante mesmo durante períodos de jejuns.
Por outro lado, existem outros fatores que influenciam a regulação do apetite, como sua dieta e sua própria frequência habitual de alimentação, porque existe relação direta entre ela e alguns hormônios — como, por exemplo, a grelina.
#jejum #ji #jejumintermitente #saciedade #massamuscular #massamagra #dieta #lowcarb #dietalowcarb #emagrecimento #nutrologia #medicinaesportiva #sp #drdiogosimao #espacovolpi