top of page
  • Foto do escritordiogossimao

ADOÇANTES PODEM ENGORDAR?




Aquele saquinho ou gotinhas que você coloca no café pra não ingerir açúcar, ou aquela “inocente” coca zero pode sim engordar!

.

Uma recente metanálise, publicada em fevereiro 2017, concluiu que o consumo regular de bebidas adoçadas artificialmente estão associadas com um aumento no risco de sobrepeso e obesidade (Ruanpeng et al, 2017).

.

Existem algumas explicações:

1) Os adoçantes artificiais estimulam receptores de sabor doce de maneira similar ao açúcar, e isso estimula o apetite.

.

2) A sensação de saciedade e prazer com a comida é controlada por uma cascata de estímulos cerebrais, sendo a dopamina o principal neurotransmissor ligado ao sistema de recompensa e prazer. Tanto o açúcar quanto o adoçante ativam essa via! O que significa que mesmo que consuma um docinho fake feito com adoçante, você ainda permanecerá com a fissura do doce e uma hora vai querer compensar isso com outra comida!

.

3) Adoçantes parecem estimular a secreção de GLP-1 que aumenta a liberação de insulina, reduzindo níveis plasmáticos de glicose e com consequente aumento do apetite.

.

4) Adoçantes artificiais induzem a intolerância à glicose por meio de alterações na microbiota intestinal (disbiose). Esse quadro está associado com ganho de peso!

.

E qual a solução?

Simples - se acostume com o sabor natural dos alimentos!

.

bottom of page