COMO A OBESIDADE ATRAPALHA OS MÚSCULOS?

Ainda que sua massa muscular esteja boa, a obesidade – que é caracterizada pelo excesso de gordura corporal - pode colocar sua saúde em risco!⁣

A gordura pode se infiltram no tecido muscular. Desta forma, ocorre uma piora da quantidade e da qualidade do músculo, gerando a obesidade sarcopênica. Esse nome caracteriza o acúmulo de massa gorda e declínio de massa magra, resultando em um alto índice de gordura corporal e fraqueza muscular.⁣

Uma revisão de 12 estudos conduzida pela Universidade Tufts, nos Estados Unidos, mostrou há pouco tempo, que a obesidade sarcopênica está diretamente ligada a doenças crônicas, como o próprio diabetes e a pressão alta. Entre as suas principais causas estão o sedentarismo e a baixa ingestão de proteínas. Isso contribui para a perda da autonomia, maior risco de quedas, redução da densidade mineral óssea e diminuição da capacidade funcional para realizar as tarefas do dia a dia.⁣

A ingestão de proteína de qualidade é essencial para a recuperação e o desenvolvimento das fibras que compõem nossos músculos.⁣